Quem sou eu

Minha foto
Este diário será para descrever minha 1ª expericência em construção e da minha própria residência. Aqui, vou retratar tudo que ocorrer no meu dia a dia, o trabalho dos pedreiros, alguma novidade que eu encontrar no mercado, etc. Espero poder ajudar e talvez dar alguma força pra quem quer construir mas não tem coragem. Abraços.

24 de setembro de 2009

Finalmente, o projeto será enviado a prefeitura




E aí pessoal!!


Quanto tempo hein!! Realmente muito tempo né!? Mas a enrrolação com cartório e prefeitura e despachante estava muita!! Mas como tenho uma paciência sem igual, tudo acabou bem (até agora.. heheh).

Qual nosso próximo passo? Levar o projeto (que está prontinho) na prefeitura para que aprovem.

Pra isso preciso:

  • Uma cópia do projeto (na verdade precisamos de 6 cópias, mas como pode ser alterado, enviaremos somente uma);
  • A restrição urbanística (que é feito o requerimento na prefeitura mesmo);
  • A cópia da matricula atualizada;
  • E o requerimento assinado pelo proprietário do terreno ou seu procurador.

Mas claro que antes disso, é pago uma taxa pra que o projeto seja avaliado pelos engenheiros da prefeitura.

Ufa!! Agora estamos em outro passo, mas uma espera da nossa tão sonhada casa.

Agora é só esperar e torcer pra que saia rápido pra não pegarmos muita chuva na construção.

Abraços e até a próxima.

12 de setembro de 2009

Selo que te quero bem!!


Salve meus amigos!!
Olha que vou ficar acostumado hein!! hehehe
A Karla, do blog Nosso Sonho... Nossa Casa nos presenteou com este selo, e que gostei demais, pois por mais que ainda não tenho muita experiência pra passar, acredito que por querer correr atrás do meu (e da minha esposa) sonho, tenho algumas coisas que pude passar pra algumas pessoas.
Agradeço de coração o selo.
Como recebi, vou seguir as regras do mesmo, que estão listadas a seguir:
A) Listar 7 coisas que não saem da minha cabeça
  1. Construir nossa tão sonhada casa;
  2. Podermos criar nossos filhos (eu quero 15 mas a minha esposa não quer, não sei porque!! hehe);
  3. Poder auxiliar os que querem construir a sua tão sonhada residência;
  4. Criar novos vínculos com este blog;
  5. Continuar a nossa vida com muita dignidade e alegria;
  6. Vou resumir este, pois vale por dois: Com tudo acima -- SERMOS FELIZES com nossas realizações e fazer tudo que viemos fazer.
B) Indicar blogs interessantes:
  1. Karla Nosso Sonho... Nossa Casa;
  2. Ju Construção total;
  3. Amanda Construindo nosso sonho;
  4. Paulinha e Fabiano Reformando nosso ape.
Está aí, grande abraço a todos e mais uma vez obrigado pelo selo Karla.

3 de setembro de 2009

O que temos de pronto até hoje - Parte II



Voltando a nossa conversa anterior
 
Como não podiamos comprar o terreno com alguma pendência teriamos que arrumar alguem que tivesse um ÓTIMO coração e que nos emprestasse o dinheiro do terreno pra podermos fiinanciá-lo pela CEF, e com muita boa vontade, nosso tio nos fez esta caridade e comprou o terreno até a CEF liberar o dinheiro pra ele.
  
Uma vez comprado o terreno e tirado o vendedor da jogada começamos a registrar a escritura pro nosso tio (e claro que a escritura como todos os outros documentos estão saindo do nosso bolso e quando formos passar pro nosso nome também). Esta escritura ainda está em curso, na verdade falta só registrar no cartório, que acabei de dar entrada.

Aí neste tempo de muita confusão, pensamos: "Será que conseguimos fazer a construção sem a ajuda de um construtor?" Se conseguissemos seria ótimo, porque poderiamos utilizar este dinheiro pra um acabemento melhor ou uma casa mais bem estruturada.
  
Nesse meio tempo, nosso sogro nos apresentou um amigo que é engenheiro e que nos aulixiaria não só no projeto como também no que precisássemos no decorrer da obra, pois nós como muitos não temos a mínima experiência em construção, mas segundo ele vai nos deixar um telefone direto dele (o famoso celular! hehe) e realmente ele nos deu uma assistência muito boa até agora.
   
Nosso projeto ainda está pra terminar, pois o engenheiro necessita da Restrição Urbanistica que é pedido na Prefeitura (e como a prefeitura está com uma demanda gigantesca por causa da grande quantidade de casas e apartamentos construidos nos deram um prazo maior do que o de costume). Assim que ficar pronta, já repassaremos pro engenheiro e finalizamos a etapa do projeto.
  
Mas não pensem que agora é só ir na CEF e dar entrada no projeto, depois disso tudo teremos que enviar o projeto pra prefeitura pra que o avaliem, aí depois de avaliado, aí sim poderemos dar entrada com nosso projeto na CEF.
 
Ufa!! que trabalhera hein!!! Espero que a construção não nos dê tanto trabalho... hehehe
 
Abraços e até o próximo post.

O que temos de pronto até hoje - Parte I



Fala pessoal!
   
Com postei antes, vamos utilizar o financiamento da CEF que é o programa do Governo Minha Casa Minha Vida, onde podemos financiar o terreno e a construção.
   
Depois que descobrimos este financiamento (terreno + construção) nos empolgamos pois queriamos construir mas não tinhamos recurso pra comprar um terreno.
   
Depois de algumas procuras, achamos um terreno em um condomínio, que não é luxuoso mas que nos dá uma segurança a mais para termos nossos filhos, não nos preocuparmos com trancas e mais trancas nas portas e janela, podermos viajar tranquilos, e muitas outras preocupações que nos rondava.
   
Uma vez achado o terreno fomos procurar o dono pra negociarmos. Ele tinha este terreno mas estava financiado pela imobiliária que era dona do loteamento. Pensando assim, tinhamos duas opções, assumir a dívida dele no financiamento e dar uma parte em dinheiro pra ele (não tinhamos esta grana), ou quitarmos todo o valor (que com certeza não tinhamos esse dinheiro todo).
   
Bom, voltando a CEF descobrimos que não poderiamos comprar um terreno que tivesse qualquer pendência (financiamento, dividas, etc.), mas o dono do terreno não tinha como quitar o terreno pra nos vender.
   
Pro post não ficar muito grande colocarei em um outro pra que a leitura seja mais agradável.
Até daqui a pouco.

2 de setembro de 2009

Boas vindas!!

Olá pessoal!
  
Esta é minha primeira postagem no blog, e espero poder contribuir com quem deseja construir e não tem coragem de encarar este desafio.
  
A forma que vou financiar a construção é pelo plano do Governo (Minha Casa Minha Vida) onde posso financiar a compra do terreno e da construção em um só financiamento.
  
A um certo tempo, eu e minha esposa queríamos comprar algo que pudesse nos tirar do aluguel, mas hoje em dia está tão caro um imóvel que esteja do nosso agrado, sempre vemos casas ou apartamentos com o minimo de estrutura, isto sem falar da metragem das acomodações.
  
Pensando assim, como vimos na CEF que tinha esta possibilidade de podermos comprar um terreno e construir, não pensamos duas vezes, e agora estamos com este grande desafio de construir um sonho que tinhamos a um tempo.
  
Espero que gostem do que há por vir.
 
Abraços e boa leitura.