Quem sou eu

Minha foto
Este diário será para descrever minha 1ª expericência em construção e da minha própria residência. Aqui, vou retratar tudo que ocorrer no meu dia a dia, o trabalho dos pedreiros, alguma novidade que eu encontrar no mercado, etc. Espero poder ajudar e talvez dar alguma força pra quem quer construir mas não tem coragem. Abraços.

11 de janeiro de 2010

Gabarito, baldrame, e dá-lhe obra!!

Olá pessoal!!

Já tem um bom tempo que não posto nada aqui né!? Para ser mais preciso ano passado (NÚUUUU!!! muito tempo hein!!! heheheh), mas com o andamento da obra o tempo ficou um pouco escasso pra mim.

Então vamos ao que nos interessa, depois da terraplanagem, o pedreiro fez o gabarito da obra (onde ficará cada cômodo da casa no terreno) e a partir daí começou a furar buraco (fundação) que no nosso caso o engenheiro nos pediu que fosse feito nas vigas buracos de 4,5m e nos meios 3,5m.

Como não tínhamos equipamentos que fizesse a fundação pra gente o pedreiro e seu fiel escudeiro começaram a furação, com chuvas e mais chuvas ficaram alguns dias sem trabalhar, mas finalmente finalizamos a fundação, tanto os buracos quanto o concreto e armação que iria dentro dele. Ah, pra não gastarmos tanto concreto usamos pedra marruada (alguns usam pedra cavacão), que seria uma sobra da pedra macaquinho (me corrijam se estiver errado).


Início do gabarito (os caras vão ficar famosos!!)



Gabarito pronto, agora só furar (ixi esqueci de tirar foto dos buracos... heheh)



Enchendo baldrame




Hoje o pedreiro retirou as tábuas e está só aguardando o cara chegar com o material pra impermeabilizar o baldrame, para aí sim começar a subir as paredes.

Ah, preciso arrumar mais terra pra colocar no terreno, pelo menos pra dentro do corpo da casa pra que o baldrame não seja visível, ou pelo menos quase.

Os canos de esgoto que vão abaixo da casa já foram comprados e só aguardando chegar também (acredito que agora a tarde cheguem).

Um detalhe importante sobre a CEF: Se fossemos seguir o cronograma (que é o que estamos tentando fazer) teríamos que ter 60% da alvenaria pronta (dentre outras coisas) na sexta-feira passada (08/01/2010), como tivemos problema com o tempo, pessoal da terraplanagem que atrasou a nossa vida, dentre outras coisas, tivemos um atraso considerável. O bom foi que o gerente da CEF nos auxiliou e disse que quando a etapa estivesse concluída pra informarmos pra ele que enviaria o engenheiro na obra, pensando assim tudo bem né! O foda é que o dinheiro está no final... heheheh...

Então é isto aí pessoal, vamos que vamos que lá vem tijolo e concreto!!

Abraços e boa obra pra nós!!

11 comentários:

  1. Pois é, eu imaginei que a ausencia de post era em função da obra e tudo mais. A obra por si só já consome muito tempo e juntando com trabalho, familia... e como vc mencionou, mudança.. aí sim... haja tempo para escrever,rsrsrs.
    Mas as noticias são otimas!! E as fotos tambem!!! Penso q qdo subir as paredes, a emoção tb. vai ser grande!
    Estou esperando tb. esse momento. No caso, estou um pouco mais atrasada q vc, pois o povo la na construcao saiu de folga dia 18 e voltou só dia 2/01. Sendo que, so hoje é que a equipe ficou completa. Estamos na etapa da caixaria para o preenchimento do baldrame.
    Bom era isso...
    Boa sorte! E sempre q puder mande noticias!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mario
    Demorou, mas trouxe novidades né! que bom que seu projeto ta andando, apesar dos "atrasos", acho q até hoje, nunca aouvi alguem dizer ou" escrever" que sua obra andou dentro do cronograma...Enfim acho q isto éaté normal.
    Quero te fazer uma perguntinha( mais uma).
    Vc contratou construtora para construir sua casa?

    abçs!

    ResponderExcluir
  3. Mário adorei as notícias...já num sonha em ver cada comodo no gabarito pronto?? è tudo de bom! Logo logo eu mostro os meus aqui... hehehe... Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olha Mario, quantas ótimas notícias! Fiquei feliz!

    O bom de você demorar para postar é que vem sempre cheio de notícias boas, adorei!

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  5. Aí Mário, agora tá indo e isso dá uma sensação maravilhosa, né?
    É sua casa, seu tijolo, seu canto onde vc espera viver grandes momentos de alegria!
    Muito bom e "vamo que vamo"!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Ah, que bom ver a coisa toda acontecendo, né?
    Se fosse eu, ficaria passeando pelos "cômodos" nos intervalos da obra, só pra ir sonhando mais um pouquinho...rsrs
    Nos deixe atualizados, hein?
    Abraços!
    Paulinha
    Reformando Nosso Apê

    ResponderExcluir
  7. Olá Mário! Que excelente postagem. Novidades é tudo de bom, mesmo que elas demorem um pouquinho. kkkkkkkkkkkkk

    Sobre os nomes da pedras, to vendo que preciso me atualizar... kkkkkkkkkkkk

    Parabéns Mario! E que Deus te dê forças e exceto.
    Karla.

    ResponderExcluir
  8. oi Mário estou começando um financiamento da CEF mais estou com preocupações quanto o preço dos materiais se não for pedir muito vc poderia colocar em media você gastou !!! (material e mão de obra)

    ResponderExcluir
  9. eu não vi alicerce a viga baldrame sai do chão em todos os pontos, porem o gabarito mostra que o terreno não é bem nivelado

    ResponderExcluir
  10. Mario desejo a vc toda felicidade ;e a sua contruçao, quero ver mais comentarios e fotos

    ResponderExcluir
  11. MUITO GRATIFICANTE, PARABÉNS PELA CONQUISTA. VOU COMEÇAR A FAZER A MINHA SOZINHO, NÃO QUERO AJUDANTE, BASTA A MINHA ESPOSA PARA FAZER UMA COMIDINHA GOSTOSA NO BARRACÃO ONDE VOU FICAR UM MÊS TRABALHANDO.
    EMBORA NÃO NOS CONHECEMOS, TEMOS QUE DESEJAR COISAS BOAS PARA NOSSOS SEMELÇHANTES.

    ResponderExcluir