Quem sou eu

Minha foto
Este diário será para descrever minha 1ª expericência em construção e da minha própria residência. Aqui, vou retratar tudo que ocorrer no meu dia a dia, o trabalho dos pedreiros, alguma novidade que eu encontrar no mercado, etc. Espero poder ajudar e talvez dar alguma força pra quem quer construir mas não tem coragem. Abraços.

19 de fevereiro de 2010

Mais imagens da obra e algumas decisões

Fala Pessoal!!

Bão demais?! Conosco tudo joia, mesmo porque a obra está de vento em popa.

E em falar em obra, estamos quase na fase de colocar o telhado, não vejo a hora de isto acontecer, pra dar mais forma o nosso sonho?! QUE BELEZA!!!

Esta semana que passou ficamos em dúvida quanto ao tipo de telha colocariamos na nossa casa. No condomínio tem algumas casas que tem telhas de cerâmica (por serem mais antigas) e as de concreto (que está na moda por aqui).

Gostaria de falar um pouquinho sobre elas, pelas andanças na net que tive. Encontrei algumas diferenças entre elas:

 - A telha de cerâmica é mais barata, mas é bom colocá-las impermeabilizada, assim não absorve água nem umidade, é mais frágil em relação a de concreto, mas dependendo da marca é mais bem feita; usa mais telha por m² - 12 ou 14 telhas m².

 - A telha de concreto é mais bonita (pelo menos ao meu ver), mas o preço é mais salgado, parece ser mais resistente (aguenta 300kg em cima dela), o madeiramento tem que ser mais reforçado pelo peso da telha; É usado menos telha por m²  - 10 telhas/m² (mesmo assim fica mais cara).

Bom, já compramos nossas telhas, e escolhemos a de ceramica (a americana), impermeabilizada, ela é mais brilhante que a normal e é mais resistente a mofo e fungo, mas de tempos em tempos teremos que impermeabiliza-la novamente. Fizemos esta escolha mais por causa do calor que por causa do valor (claro que o $$ nessas horas pesa né!?), porque iremos cobrir o fundo de casa, pra colocar uma churrasqueira, a lavandeira, e imagina um churrasco com uma telha que esquenta o coco!! Complicado né!?

Ah!! Um dado e um fato importante sobre elas:

Primeiro vamos ao dado:
 - Os sites especialiados em telhas que encontrei pelas andanças na net, informam que a telha de concreto esquenta menos o ambiente que a de cerâmica. não achei nenhum site dizendo que a de cerâmica esquenta menos. Segundo os sites visitados o porque da telha de concreto esquentar menos é a cor da telha, que geralmente é um cinza claro, diferente da de cerâmica que é marrom.

Agora os fatos:
 - As pessoas que conversei que trocaram a telha de cerâmica pela de concreto, falaram que sentiram uma diferença térmica mais elevada nesta troca, isto é, parece que a telha de concreto esquenta bem mais, e fiz um teste, coloquei a mão em uma telha de concreto e não consegui ficar nem 30seg, e a de cerâmica eu consigo ficar um tempo maior.

E aí, se tiverem alguma experiência sobre telhas comentem aqui, pra trocarmos uma idéia.

-----------------------------------||-----------------------------------

Agora vamos as imagens...

Sobre a nossa casa, ela vai bem obrigado, e estou contente com a evolução que estamos tendo, os profissionais que contratamos estão fazendo um belo trabalho, são responsáveis e comprometidos com o trabalho. No inicio da obra tinha um servente que estava faltando muito, aí o pedreiro o dispensou e contratou outro que é mais responsável, vamos ver no decorrer da obra, mas acredito que não me decepcionarei.

Estamos quase em fase de colocarmos a tal telha que fez encher este post, acredito que hoje mesmo os "oitões" são finalizados, só esperando a compra da madeira pra começar o telhado. Aguardem noticias...

Podem entrar, sintam-se em casa!!


Olha como vai ficar alto minha casa


E nesta altura a casa está quase toda chapiscada...


Se vocês perceberem não temos mais cabideiro dos pedreiros (escoramento) e alguns recortes da parte elétrica já estão sendo feitas


Quis colocar uma porta maior pro acesso ao telhado, pra guardar as tralhas que arrumarmos, mas deixei com 1,00m X 0,60m


Entrada do nosso quarto de casal


Visão da laje, dá até pra fazer um escritório aqui em cima... heheheh


Árvores pra todos os lados


E finalmente a janela pro nosso quarto

Fiquem a vontade em comentar...

Abraços e boa obra pra todos.

26 comentários:

  1. Oi Mário
    Adorei ler teu post hoje e perceber que vc está tendo muito sucesso em toda sua obra, inclusive com oa pedreiros( coisa rara, pelo jeito). Gostaria de saber os trâmites com a Caixa se está correndo tudo bem?
    qto ao seu telhado alto( q vc acha q dá para fazer um escritótio), dependendo da altura entre o telhado e a laje dá mesmo( já que vc já escolheu uma telha mais termica). Pense em uma janela na parte de cima do telhado iluminando o ambiente...quem sabe? Acho q no Paraná o pessoal faz muito isso, não me lembro o nome que dão a esta parte da casa, e se tb precisa de um projeto apropriado.
    Abçs!

    ResponderExcluir
  2. Ola,Mario.Esta um sonho a sua casa.Eu fico de olho nesses blogs de construcao para me dar animo de encarar tambem uma empreitada como essa.Estou gostando demais da sua obra,parabens.Vou acompanhar ate chegar a hora de abrir o champanhe e brindar a esse sonho realizado.Grande abraco.zenaide storino.

    ResponderExcluir
  3. Oi Mário eu sou super a favor da cerâmica.. acho q ela esquenta menos sim... a de concreto está apenas na moda viu... o resto é blá blá blá...
    Adoro ver as fotos da sua casa, tá super rápido seu processo, fico feliz por vc...
    Eu fui na receita hj pegar a papelada pra preencher! ai q loucura!
    Ah daqui a pouco vc está na fase de passar a fiação né? ... conversando com a Ju, escrevi no blog dela uma coisa q me chamou muito a atenção numa obra q visitei... a dona fez na parede em spray todos os desenhos de tomadas e ponto de luz q ela queria... achei super prático!!! Assim pedreiro nenhum erraaaa.... tipica piadinha: quer q eu desenhe???hahaha

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Que legal essa obra! Dá realmente gosto de ver. Sobre a telha, será que o fato da telha estar mais quente tem a ver com a "capacidade térmica"? Não sou física, mas lembro de ter estudado algo chamado capacidade térmica. Exemplo> O metal absorve e libera calor muito mais rapidamente (por isso quando encostamos em um metal quente rapidamente ele passa o calor pra nós, e quando o metal tá frio, rapidamente "puxa nosso calor". Se o telhado fosse de metal, ele passaria mais calor pro ar que fica embaixo?
    Em paralelo, a telha de cerâmica você conseguiu ficar bem mais tempo com a mão porque ela DEMORA a passar o calor pra você. Assim, será que poderíamos traçar o seguinte paralelo: A telha de cerâmica demora mais a passar o calor pra casa? NÂO SEI. Vou pesquisar mais. Eu pretendia comprar a de CONCRETO marca TÉGULA, e usar DURAFOIL (subcobertura térmica) pra impedir a passagem de calor. Se descobrir algo novo posto aqui.

    ResponderExcluir
  5. Segue a pesquisa
    Neste, diz q cor é que diferencia o desempenho térmico...
    http://www.telha-telhas.com.br/vantagens_telha_concreto.asp


    Aqui diz que tem menor condutividade térmica, e que a cor champagne reduz em 5 graus...
    http://www.fazfacil.com.br/reforma_construcao/telhado_telhas_concreto.html

    O parecer MAIS COERENTE e FIDEDIGNO, o próprio fabricante de telha de concreto dando a entender que a de concreto é mais confortável termicamente DESDE que MAIS CLARA! É o primeiro parágrafo:
    "Estudos realizados pelos especialistas demonstram que as telhas de concreto Tégula têm desempenho térmico equivalente a telha cerâmica, desde que com cores equivalentes, a temperatura se dá pela cor da telha e não pelo material, sendo assim telhas de concreto de cores claras como Marfim ou Champagne desenvolvem até 5 graus centígrados a menos que a telha cerâmica - clique na imagem abaixo para fazer o download o laudo dos testes."
    http://www.tegula.com.br/site/desempenho.asp

    E nesta mesma página, observações importantes sobre a importância da cumeeira pro calor sair, e da manta pra impedir ele de passar pra casa!!!

    ResponderExcluir
  6. Sobre as telhas de concreto: O madeiramento é o mesmo e não precisa ser mais reforçado. Sobre o teste de temperatura vc deve colocar a mão em baixo da telha e não em cima. A temperatura na parte de baixo é inferior à da telha cerâmica. Sobre o peso é igual nas duas telhas por m². Porém quando chove a telha de barro fica mais pesada pois absorve 22% de umidade e a de concreto apenas 3%. Faça o teste pesando as 2 telhas secas, deixe submersa na água por 15 minutos e depois pese as 2 telhas novamente. Vc verá uma enorme diferença no peso.
    Abraços
    Carlos Girotto
    Lucas do Rio Verde-MT

    ResponderExcluir
  7. Que belezinha, hein Mário! Sua casa está ficando show.

    Eu tb escolhi as telhas de cerâmica pra casa, mas fatores como preço e peso são os que mais me influenciaram...

    bjs!

    ResponderExcluir
  8. Vi seu comentário sobre existir telha de cerâmica em cor clara. Vou dar uma pesquisada nos preços dela por aqui, de repente quem sabe se consigo comprar uma cerâmica tipoo champagne clarinha. Até chegar o momento do telhado eu tenho que ver "qual vou go$$$$tar" mais rs

    ResponderExcluir
  9. Olá Mário!
    Obrigada pelo comentário lá no blog sobre a questão da cobertura da caixa d´agua. Foi de muita importancia, pois a partir dele começamos a reavaliar nossa decisão, já que futuramente pensamos na possibilidade de colocar um aquecedor solar. Como falei para o Antonio e a Sonia, como é bom ter um blog, pois a gente além de trocar muitas idéias, tb. aprende muitas coisas q a gente não tinha a menor noção sobre construção.

    Gostei da discussão que vc proporcionou sobre a telha. Muito interessante!!

    A minha experiencia com a telha até o momento se restringiu em pesquisa, preço e fornecedor. Entretanto, a cada contato com vendendor do produto ficamos sabendo algumas coisas...
    Nós tinhamos a mesma dúvida: ceramica ou concreto, principalmente pelo preço.

    Entrentanto, pelos beneficios e pelo numero de telhas de ceramica, no modelo portuguesa utilizados (17 telhas por m2) contra o numero de telhas de concreto (10.4), escolhemos a segunda opção. Penso que quem está na fase do telhado e encontra-se em duvida sobre qual utilizar, a primeira coisa que deve ser considerada é o tipo (ceramica ou concreto) e modelo (portuguesa, romana, americana...), se a telha vai ser natural (é a mais barata), impermeabilizada, esmaltada ou resinada (mais caras, pq tem proteção maior contra presenca de fungos, embora exijam manutenção). A segunda questão, é levar em conta a recomendação do n. de telhas pelo fabricante, isso faz uma grande diferença no preço total.

    Só para ilustrar, nós cotamos precos de telhas esmaltadas x concreto. Pelo n. de telhas por m2, a telha de concreto com acabamento ficou R$ 415,00 mais barata que a telha de ceramica, tipo esmaltada.
    Então, a minha dica é pesquisar, pesquisar...

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Nossa Mario... Como ja está adiantada sua construção. O pessoal ai trabalha direitinho viu!

    Fico toda emocionada em ver as construções. Sei que é mais um sonho sendo realizado. Parabéns!

    Sobre as telhas eu pensei nesta de concreto tbm, pois, queria clara e dizem que as telhas claras ajudam diminuir o calor. Ja que a de concreto não faz esse efeito o jeito é pintar. Aqui as construtoras utilizam a telha de cerâmica tbm.

    Que sua obra continue a todo vapor.

    Karla.

    ResponderExcluir
  11. Mario, ainda bm que nesta fase em que se encontra a nossa construção, é possivel sempre dar um jeito.
    Vc já escolheu a marca de aquecedor solar? T pergunto isso, pq encontramos uma certa dificuldade para definir as medidas da cobertura da caixa d´agua, pois cada fabricante tem uma medida e uma disposição diferente para o boiler...
    Bom, como ainda não chegamos no telhado estamos deixando os detalhes finais para decidir mais adiante.

    abraços

    ResponderExcluir
  12. Êita casa chique heim!!!! Também tô construindo e tô louca pra bater lage, ai...ai...É legal acompanharmos a construção uns dos outros aqui na blogosfera, trocarmos opiniões e servir de inspiração uns para os outros, hoje especialmente estou inspirada após ver suas fotos, que Deus abençoe sua obra...

    ResponderExcluir
  13. Oi Mario.
    Obrigada pelas dicas. O melhor msm é esperar o tempo de contrato e torcer pelo prazo ser cumprido pelo menos uma parte.
    A ansiedade de ver a construção se levantando é muito grande.
    Espero realmente rir bastante dos acontecimentos um dia.

    Qualquer novidade por ai nos mostre.

    Abraço Karla.

    ResponderExcluir
  14. Na prática, todos os que conheço que colocaram telhas de cimento fizeram madeiramento diferenciado e não viram diferença de temperatura. A única diferença é estética em no valor. Também achamos as de cerâmica com melhor custo x benefício.
    Que bom que sua obra está andando! Imaginamos o quanto você deve estar ansioso para ver o telhado terminado...

    ResponderExcluir
  15. Oi Mário! Nossa... tá super adiantada a obra! Mais um pouquinho e vcs já estarão na casinha de vcs! Bjs

    ResponderExcluir
  16. Oi Mário...
    menino, cheguei aqui por acaso (vi um comentário seu no site da Paulinha, e vim xeretar...), e vi que meu blog tá linkado aqui no seu!!! :D Que legal...
    Mas rapaz, levarei um tempo pra ver como tudo começou por aqui, mas adorei... Vc tá literalmente levantando a sua casinha!!! Que delícia!
    E a partir de agora... To te seguindo! ;)
    []s
    Carol

    ResponderExcluir
  17. Olá Mario, moro em Uberlandia/MG, to fazendo uma casa praticamente igual a sua, gostaria de enviar fotos pra vc ver, ou gostaria que tive-sse um espaço no seu blog pra colocar-mos. Ela esta em andamento ainda, to colocando telha de concreto tmbem,...... mais achei bastante interessante

    Leandro Rodrigues
    leandrograffs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, Mário! Te achei por acaso! Rsrs... Estava justamente vendo a diferença entre a telha de concreto e a de cerâmica. Entrei no teu site por curiosidade, e olha, foi bom demais! Gostei do que vc disse, e isso até me fez mudar de idéia qto a telha que vou usar na minha obra. Os pedreiros vão começar a minha casa daqui uns 20 dias, mas o projeto já está pronto. Já andei mudando algumas coisas, mas nada com relação à metragem da casa, que terá 214m². Isso fora o canil dos meus 12 vira-latas recolhidos das ruas! Rsrsrs... Amo demais esses bichos. Voltando à casa... O engenheiro realmente falou que a telha de concreto é mais pesada. Ele disse tbém que ela não esquenta e que não há necessidade de se colocar um madeiramento mais reforçado, até porque vai usar menos telha por m². Já andei pesquisando e ela realmente vai ficar bem mais cara. Agora, depois que li o teu diário da construção, acho que vou trocar pela de cerâmica. Numa obra desse tamanho, cada real economizado será muito importante, pois além da casa, terei um terreno de 1400m² p/ transformar em jardim e em pomar. Tá certo que a metade será pomar, mas mesmo assim... tudo tem gasto. Tudo de bom e muito boa sorte c/ tua obra. Vou te acompanhar para pegar as dicas. Um abraço! Hiolanda/Maringá-PR.

    ResponderExcluir
  19. Tudo bom Mário, andei lendo sobre a sua matéria muito interessante, mas sou especialista em telhas de concreto, para começar fiz trabalho de conclusão de curso só esse assunto, no decorrer de vários anos nesse ramo pode analisar vários fatores que prejudica a qualidade da telhas vou citar alguns, telhas de concretos sem impermeabilizantes, maquina que trabalha com forma de plastico, e essa forma não aguenta pressão, só para você entender tem que existir um laboratório dentro da empresa para fabricar esse produto. Já ouviu falar em picaretagem muito produto estão circulando na praça. E para reforçar nossa tese viajem em vários países que fabricam essas tenhas a mais de 50 anos, tipo Europa, America do Norte e Africa do sul. Abraço

    ResponderExcluir
  20. Acho que o custo envolvendo a escolha do tipo de telha não deve ficar só no preço da telha. Talvez o custo da mão de obra para colocá-la deva ser considerado. Não sei se fará diferença. Cada um sabe o que está pesando em sua obra, mas mão de obra nunca é barata. Se um tipo de telha leva menos tempo para ser colocada, não é demais ver se a diferença de tempo vai pesar no custo final dessa fase.

    ResponderExcluir
  21. Oi Mário para bens pela belissima construção.Eu tambem estou construindo uma casa e fiz assim com o a sua com duas águas e na hora de escolher as telhas, tive o mesmo problema que você...fiquei em duvida! as telhas de concreto resinada seja lá qual cor for, elas desbotam com o tempo e se não colocada corretamente cria até umidade e limo. porque é porosa. o proprio manual de uma certa marca famosa de telhas de concreto ja diz que o produto independente da cor pode sofrer alteração com cor e algum desgastes. pode notar que a cor mais usada é o grafite e o cinza que são mais baratos porem, quem ja tem o telhado em concreto a algum tempo, pode notar que fica desbotado e se não for bem colocada e não tiver uma estrutura boa, pode ate entrar agua. e aquece muito . para a escolha da telha, você tem que saber qual é o tipo para cada região. pelo que vi na foto, é cercada por arvores e o ideal é as de ceramicas esmaltadas . as telhas de ceramica esmaltadas são ótimas e ate a água da chuva lava todo telhado em caso de pó e sujeira de passarinho rsrsrs. eu comprei minhas telhas de ceramica esmaltada e escolhi a cor marfim porque achei muito bonita embora tenha uma variedade . dai quanto a qualidade, existem varias marcas boas no mercado como a : Karina, Icetec,e a Pérkus . eu particulamente prefiro a Pérkus .mais o problema das telhas Karina é o seguinte: todas essas telhas de ceramica esmaltadas, tem uma data em cada telha e quando a empresa decidiu fabricar as telhas, houve um problema com a qualidade e depois de reclamações, a empresa ajustou as telhas, conseguiu resolver o problema e trocou todas as telhas dos clientes que agora estão satisfeitos. portanto, se alguem for comprar a marca Karina, so comprem com data recente tipo: estamos em julho, compre de junho para julho. e confira a data no lote. Quanto a Icetec, essa marca é muito boa e equiparada a Pérkus. essas duas tem muita qualidade e garantia de 30 anos. quanto a Telhas Karina, eles ja solucionaram o problema e os novos lotes ja não apresentam, mais nenhum problema . O lugar que comprei minhas telhas com qualidade e um otimo preço, foi na "Brasil telhas" tem todas as marcas e entregam com prazo e tem pronta entrega e foi o lugar mais barato que encontrei.

    ResponderExcluir
  22. Ops, Parabens* corrigindo rs

    ResponderExcluir
  23. Adorei este espaço de informação. Estou exatamente no momento do vigamento e cobertura com telhas. Parabéns, Mário pela obra e pelas informações...

    ResponderExcluir
  24. Tenho em uma de minhas casas o telhado de concreto pra ser sincero esquenta muito mais...mas em compensação é muito mais bonito, na minha regiao que fica no norte de minas fica praticamente o mesmo preco ja qu mil telhas cobrem o mesmo que três mil telhas ce cerâmica

    ResponderExcluir
  25. Oi pessoal estou em duvida com telha de concreto ou esmaltada me ajustaram um pouco com esmaltada por não aquentar granizo queria uma opinião de alguém que trabalha com cobertura obrigado

    ResponderExcluir
  26. Oi pessoal estou em duvida com telha de concreto ou esmaltada me ajustaram um pouco com esmaltada por não aquentar granizo queria uma opinião de alguém que trabalha com cobertura obrigado

    ResponderExcluir